I Conferência Eletrônica da Pós-Graduação da Faculdade de Farmácia – UFF

Perfil do uso de medicamentos entre adolescentes em fase escolar e professores em uma escola da rede pública do Rio de Janeiro

Thales Brandi Ramos¹*, Selma Rodrigues de Castilho¹

1PPG-GAFAR, Faculdade de Farmácia, UFF, Niterói, RJ, Brasil

*Autor correspondente: Thales Brandi Ramos (thalesbrandi980@gmail.com)

Com o passar do tempo, o farmacêutico foi alterando sua posição dentro da saúde, voltando sua prática para o cuidado com o paciente, com o fortalecimento do Cuidado Farmacêutico, além de informar e orientar sobre o uso racional de medicamentos. De acordo com dados da Pesquisa Nacional sobre Acesso, Utilização, Promoção do Uso Racional de Medicamentos, 30,6% da população entre 10 e 19 anos faz uso de medicamentos, sendo alvo fácil do uso inadequado de medicamenetos, principalmente devido a facilidade de acesso as farmácias privadas e serem alvos frequentes de ações publicitárias. Já os professores são expostos a diversos fatores de riscos da profissão e recorrem ao uso de medicamentos para tratar essas situações. Com isso, busca-se analisar o perfil do uso de medicamentos por adolescentes em fase escolar e entre professores de uma rede pública estadual do Rio de Janeiro. Trata-se de um estudo transversal com os alunos e professores do CIEP 355 Roquete Pinto, localizado na cidade de Queimados no Estado do Rio de Janeiro. Os participantes terão acesso a um questionário semiestruturado sobre aspectos sócio-demográficos, hábitos de vida e de saúde, consumo de medicamentos e informação sobre medicamentos. Com base nas respostas dos alunos, serão selecionados os temas mais relevantes e frequentes para construir uma Semana de Saúde na escola.. Ainda, o corpo docente responderá sobre sua história profissional, além de responder o Self-Report Questionnaire (SRQ-20) para avaliar sofrimento mental. A análise de dados será feita através do programa EpiInfo 18.0., usando ferramentas de estatística descritiva. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UFF e registrado com o número CAEE: 10003519.0.0000.5243, parecer 3.302.332 em 03/05/2019.

Palavras-chave: Assistência farmacêutica. Educação em saúde. Uso racional de medicamentos.

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »
Skip to content