Percepção dos farmacêuticos a respeito dos problemas no recebimento de medicamentos em unidades hospitalares
Viviane Chidid¹, Débora Futuro¹
1PPG-GAFAR, Faculdade de Farmácia, UFF, Niterói, RJ, Brasil
Para garantir a qualidade da assistência prestada ao paciente no âmbito do medicamento, a farmácia hospitalar executa um conjunto de atividades que se inicia com a seleção do elenco de medicamentos passando pela programação, aquisição, recebimento, armazenamento e utilização do medicamento pelo paciente. Na etapa de armazenamento, o recebimento é definido como o ato de verificação de aspectos administrativos e de especificações técnicas dos medicamentos entregues. É a fronteira sobre a responsabilidade de guarda do produto adquirido entre o vendedor e o comprador. Como o medicamento é peça chave para a promoção, proteção e recuperação da saúde do paciente, seu papel é inegavelmente importante dentro da farmácia hospitalar. É preciso, portanto, que haja conformidade entre o propósito da unidade hospitalar e do fornecedor para que se cumpram as exigências previamente estabelecidas. Sendo assim, acompanhar o recebimento do medicamento no ato da entrega é altamente relevante no âmbito hospitalar, para identificar possíveis falhas dos fornecedores, seja em relação aos critérios técnicos ou administrativos. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa aplicada de abordagem quantitativa e exploratória, que envolverá entrevistas com farmacêuticos que tenham experiências práticas no recebimento de medicamentos. O Objetivo principal é identificar os problemas observados na etapa de recebimento de medicamentos vindos das indústrias farmacêuticas e das distribuidoras de medicamentos na realidade dos hospitais federais do município do Rio de Janeiro, na visão do farmacêutico. O desfecho esperado é a garantia do recebimento do medicamento no tempo oportuno, mantendo a regularidade dos estoques, estabelecendo confiança na qualidade do medicamento e excelência do serviço de saúde prestada ao paciente. Esta pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética
Palavras-chave: Assistência farmacêutica. Recebimento. Aquisição. Medicamento.