Gestão da assistência farmacêutica: utilização de ferramentas da qualidade para propor ações no município de Petrópolis-RJ
Mariana Pedrollo Dantas¹*, André Teixeira Pontes¹, Analucia Rampazzo Xavier¹
1PPG-GAFAR, Faculdade de Farmácia, UFF, Niterói, RJ, Brasil
*Autor correspondente: Mariana Pedrollo Dantas (marianadantas2004@gmail.com)
Um dos desafios apresentados aos gestores e profissionais do SUS é a estruturação da Assistência Farmacêutica, seja por recursos financeiros ou pelo necessário aperfeiçoamento contínuo, gerando a busca de novas estratégias no gerenciamento. Para um gerenciamento eficiente, o planejamento é indispensável, sendo este um termo comum no cotidiano da política e da administração pública e privada, esse termo pode ser caracterizado como instrumento de racionalização da ação humana visando construir soluções e enfrentamento de problemas. De uma maneira geral, a gestão da qualidade melhora o desempenho na organização. As ferramentas da qualidade são parte dessas estratégias e podem ser descritas como técnicas usadas nos procedimentos e no gerenciamento da gestão da qualidade, o que favorece a análise de fatos e dados estruturados, influenciando positivamente na tomada de decisão. O objetivo deste estudo é analisar os principais problemas da Assistência Farmacêutica no Município de Petrópolis, propondo resoluções e melhorias, através da utilização combinada de Ferramentas da Qualidade. O estudo é qualitativo e quantitativo, será realizado de julho de 2019 a março de 2020 com os farmacêuticos do município, que serão convidados a participar de encontros com objetivo de levantar os principais problemas que afetam a qualidade da assistência farmacêutica municipal, aprofundar as causas desses problemas, assim sendo possível propor resoluções para os mesmos e planos de ação. Para este processo serão combinadas ferramentas da qualidade. Foi submetido ao CEP e está em estado de apreciação. São esperados como resultados para esse estudo, o diálogo entre o grupo de farmacêuticos municipais e o auxílio através das ferramentas da qualidade no enfrentamento de problemas. Além disso, espera-se a proposição de resoluções para os principais problemas elencados, o estudo das causas-raiz dos principais problemas, assim como a elaboração de resoluções e planos de ação.
Palavras-chave: Assistência farmacêutica. Ferramentas da qualidade. Brainstorming.