Avaliação das informações sobre o medicamento diclofenaco em duas redes sociais
Ana Amélia Rangel Ribeiro1,Thais Ribeiro Pinto Bravo2, Sabrina Calil Elias1,2
1PG-GAFAR, Faculdade de Farmácia, UFF, Niterói, RJ, Brasil
2PPG-CAPS, Faculdade de Farmácia, UFF, Niterói, Brasil
A internet possibilita buscar informações em diversos temas,
como saúde e medicamentos, apresentando vasta diversidade e frequente
divulgação de conteúdo, inclusive nas redes sociais. Tal cenário pode
incentivar automedicação e uso indiscriminado de medicamentos, especialmente de
fácil acesso, como anti-inflamatórios não esteroidais (AINE), empregados no
tratamento da dor e inflamação. Segundo a
Pesquisa Nacional de Acesso, Utilização e Promoção do Uso Racional de Medicamentos,
os AINE estão dentre as classes mais utilizadas, sendo o diclofenaco (Cataflam®) o quinto medicamento mais
consumido. São essenciais pesquisas para
avaliar informações sobre medicamentos veiculadas na internet e sua possível
influência no uso pela população, a fim de determinar a necessidade de controle
desse conteúdo. O objetivo do estudo foi analisar informações sobre o medicamento diclofenaco em duas redes sociais. Realizou-se busca no Twitter e no Instagram, em mesma data
e horário, utilizando os termos “diclofenaco” e “cataflam”. Para cada
termo, foram analisados os 10 primeiros perfis e publicações no Twitter e as 10
primeiras publicações das 10 primeiras hashtags no Instagram, com
aplicação de estatística descritiva. No Twitter, foram encontrados 42 perfis
contendo nomes dos medicamentos, sendo 20 diclofenaco e 22 cataflam, dos quais
os 10 primeiros possuíam 55 e 43 seguidores, respectivamente, sem nenhuma conta
verificada entre eles. Para o diclofenaco 8 eram de língua portuguesa e 2 de
espanhola, já para o cataflam, 4 eram em português, 2 em espanhol e 4 em
inglês. Quanto às publicações de destaque, foram encontradas 10 para diclofenaco
e 10 para cataflam, contendo respectivamente: 5 e 1 comentários; 19 e 1
re-twitter; 66 e 11 curtidas. Duas dessas publicações foram realizadas por
profissionais de saúde e apenas 1 estava em espanhol. No Instagram, foram encontradas 46 hashtags
mencionando diretamente diclofenaco e 37 cataflam, com total de 1904 e 1401
publicações, respectivamente, para as 10 primeiras hashtags de cada
termo. Dentre as 10 primeiras publicações de cada hashtag com
diclofenaco, 23 eram estrangeiras e 46 brasileiras. Destas, 15 foram
realizadas por personalidades da internet (digital influencer), 32 por
usuários não famosos, 5 por profissionais de saúde, 12 associadas a
drogarias e 7 estimulando consumo de medicamentos. Foram obtidas 1850 curtidas
nessas publicações, no período entre janeiro de 2013 a junho de 2019. Na busca
com cataflam, 18 publicações eram estrangeiras e 28 brasileiras, das
quais 17 publicadas por digital influencer,
7 por não famosos, 5 por profissionais de saúde, 5 associadas a drogarias e 9
contendo estímulo ao consumo de medicamentos. Contabilizou-se total de 18279
curtidas, desde novembro de 2012 até junho de 2019. Os dados apresentados indicam
que as redes sociais têm papel importante na propagação de informações sobre
medicamentos, geralmente sem apresentar confiabilidade e embasamento científico.
Tal situação deve ser considerada crítica, sendo necessários esforços para seu
controle, visando minimizar o uso irracional de medicamentos e possíveis
danos associados.
Palavras-chave: Internet. Uso de medicamentos. Anti-inflamatórios não esteroides.